Programação com Arduino

O que é o Arduino?

Talvez você que esteja lendo este post e não tenha conhecido alguns processadores e a sua dificuldade em escrever um código, gravar neles um programa, até mesmo bibliotecas que ensinasse como usá-los e configurar. O que tinha era de uma linguagem difícil de entender para os novatos na área da programação de embarcados ou era em inglês, para passar o código, tinha todo um “ritual” em gravar o chip espetado em uma placa específica para gravação e depois precisamos removê-los para testar em nosso protótipo. Tudo isso que relatei foi substituído pelo Arduino, ele é uma plataforma eletrônica de código aberto baseado em hardware e software livres, de fácil uso e grande material disponível na internet e em livros, inclusive esse que você está lendo. Tudo isso graças a uma grande comunidade mundial de criadores - estudantes, entusiastas, programadores e profissionais que se reúne todos os dias em torno desta plataforma de código aberto. Suas contribuições adicionam uma quantidade incrível de conhecimento acessível que pode ser de grande ajuda para iniciantes e especialistas.

As placas do Arduino são capazes de ler o ambiente como a luz através de um sensor, um dedo em um botão ou até mesmo uma mensagem no Twitter, de posse dessas entradas, nossa super placa pode transformá-las em uma saída como por exemplo, ativando um motor, ligando um LED, publicando algo online. esse tratamento da entrada para a saída quem decide é você, dizendo para a sua placa o que deve fazer através de um conjunto de instruções pré programadas no microcontrolador da placa. Para fazer isso, você usa a linguagem de programação Arduino, com base na Wiring, e o Software Arduino (IDE) , com base no Processing, no próximo capítulo falaremos um pouco desses dois softwares.

Já a algum tempo o Arduino vem sendo o cérebro de milhares de projetos makers, engenheiros, estudantes e entusiastas, também já é parte de vários objetos do nosso dia a dia até a complexos instrumentos científicos, por este motivo que o Curso de Robótica da Pixels Escola escolheu a placa Arduino como ferramenta principal de programação.

O Arduino tem mais de 40 modelos de placas, desde as mais simples e tradicional como o Arduino Uno até as mais avançadas com capacidade de processamento de programas com inteligência Artificial e Internet das Coisas, como a Porteta H7 lançada em Janeiro de 2020 na CES em Las Vegas pelo Time Arduino, assista o vídeo abaixo.

Click no link acima e tenha acesso a sua Sala de Aula, lá será postado apostilas, programação, códigos, avisos e muito mais, peça o código de acesso ao seu professor no grupo do WhatsApp.

Link para acesso a Sala de Aula.