Projetos

Fusca com Visão Computacional e Alexa

Fusca high-tech: estudantes brasileiros criam protótipo “turbinado” com Alexa

Fusca 1976 pode ligar e desligar faróis com comando de voz e aciona alarme ao perceber que o motorista dormiu.

É apaixonado por Fuscas, mas acha que falta um toque de tecnologia a esse clássico da Volkswagen? Saiba que você não está sozinho.

Pensando nisso, os meus alunos da Pixels Escola e UniAteneu daqui do Ceará, resolveram se unir para dar uma “turbinada” em um simpático modelo ano 1976.

O veículo foi integrado à Alexa e ganhou várias funcionalidades. Uma delas permite ligar e desligar faróis por meio de comando de voz. 

O carro também é capaz de fazer o reconhecimento facial e identificar se o condutor tem mais de 18 anos de idade. Sem essa confirmação, o Fusca não sai do lugar.

E os recursos de segurança vão além. O “Fusquinha high-tech” também consegue realizar o monitoramento contínuo do estado de sonolência do motorista. Se ele cochilar, um alarme dispara para despertar o condutor.

Fusca com Alexa fez sucesso na Feira do Conhecimento 2022

Esse curioso protótipo, resultado de uma parceria entre a UniAteneu e a Pixels Escola, foi exposto na Feira do Conhecimento, realizada no início deste mês, no Ceará. Ricardo Silva Gurgel Fernandes, um dos envolvidos no projeto pela UniAteneu, diz que o veículo fez muito sucesso por lá.

“O público amou muito, gostou muito das tecnologias embarcadas, todo aquele software de reconhecimento facial. Foi algo totalmente inovador para eles. Muitas pessoas realmente não tinham contato com essas tecnologias e ficaram surpresas com o que a computação pode fazer. E esse é um dos motivos também para estarmos nesse projeto, que é justamente a acessibilidade para a população. Ter esses sistemas inteligentes mais acessíveis à população. Além, é claro, de contribuir para a segurança e redução dos acidentes de trânsito”, destacou. 

Mas, e agora? Será que esse Fusca conectado tem chances de chegar às ruas? Segundo Ricardo, a equipe busca aprimorar ainda mais o projeto para que isso se torne realidade. 

“Para o futuro, a gente espera que a gente consiga colocar nas estradas. Fazer um sistema autoguiado. E a gente precisa também de um motor elétrico para colocar nele, fazer todo o carro como um projeto verde, ecologicamente correto e sustentável”, concluiu.

O projeto foi coordenado por mim, professor Sandro Mesquita e, além de Ricardo, contou com a participação de Francisco Wesley de Oliveira Alves, Francisco Marcelo de Sousa Junior, Paulo Nickolas Madeiro de Sousa Nascimento, Rayssa Victoria de Araújo, Ávila Lima Alves, Paulo André Mendes Costa, Italo Gadelha Cavalcante Bezerra, Ricardo Silva Gurgel Fernandes, Valéria Ramos Pinheiro, Bianor Oliveira de Medeiros e Rigoberto Moreira de Almeida Junior. 

Projetos com Arduino, Esp e Raspberry

O BAFO - Balão de Assistência Forçada de Oxigenação, é a Versão 2.0 do primeiro "respirador" feito com #Arduino para combate ao #covid_19. O projeto agora conta com um capacete para uma ventilação não invasiva e seguindo as orientações de especialistas para garantir os parâmetros necessários para ser fabricado e usado neste período de Pandemia. 

Automação Veicular - Sensor Biométrico para partida da moto.

Projeto desenvolvido junto com Bianor Oliveira e Tiago Diógenes de um sistema de prevenção de roubo de veículos usando um sensor biométrico para a ignição da moto, ou seja, com este sistema instalado sua moto só ligará com a sua digital. Em paralelo instalamos um bluetooth como segunda opção de ignição pelo smartphone.

Óculos com reconheciemento facial e de objetos.

O projeto consta de um Raspberry Pi3 B+ com uma camêra instalada e sensores de distancia, temperatura corpórea e geo localização. O óculos tem o objetivo de auxiliar deficientes visual na locomoção e atividades cotidianas. Premiado na Maker Faire Rome e incubado na NUTEC os pesquisadores buscam investimentos para avançar no desenvolvimento.

Túnel de Desinfecção

Projeto experimental de um túnel de desinfecção para auxilio na prevenção de contaminação pelo COVID-19 sendo testado o sistema de injeção de solução para higienização, sabemos que este sistema não é eficaz 100%, por isso implementamos no Túnel um sistema de contagem de pessoas que entra e sai na escola para garantir a capacidade máxima recomendada, além de um sistema de aferição de temperatura automático conectado na internet para envio dos dados coletados durante o dia.